Receba Alertas por SMS

Você pode receber avisos e alertas de desastres por SMS. O serviço é totalmente gratuito. Clique aqui e saiba como se cadastrar!

Como agir em desastres

Aprenda dicas importantes de como agir em caso de desastres! Clique aqui e saiba como proteger você e sua família de eventos de risco.

Mapa em Tempo Real

Saiba mais sobre o Monitoramento do Risco Hidrológico e Geológico da sua região!

Sedec participa da cerimônia de abertura do Planejamento para Emergências Nucleares

A 1ª reunião de 2024 do Comitê de Planejamento de Resposta a Situação de Emergência Nuclear - COPREN começou nesta terça-feira (27.02) no auditório do IBAMA no Centro do Rio.

SECRETÁRIO LEANDRO MONTEIRO SE REÚNE COM AUTORIDADES

O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro, acompanhado do secretário de Estado de Governo, Bernardo Rossi, e outros representantes do Governo do Estado estiveram reunidos ontem, com prefeitos de cidades afetadas pelas chuvas e representantes do Governo Federal em Japeri-RJ.

DEFESA CIVIL MOBILIZADA EM ATENDIMENTO ÀS CIDADES AFETADAS PELAS CHUVAS

As equipes da Defesa do Estado do Rio seguem mobilizadas em atendimento às cidades afetadas pelas chuvas. As coordenadorias regionais permanecem em apoio às defesas civis locais.

ESCOLA DE DEFESA CIVIL - ESDEC

Controladoria da SEDEC

Ouvidoria-Geral da SEDEC

Perfil do Coronel BM Leandro Monteiro

O coronel Leandro Sampaio Monteiro é secretário de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) desde 29 de setembro de 2020. Nomeado para o cargo aos 41 anos de idade, atualmente é o comandante-geral mais jovem do Brasil.

Defesa Civil Estadual reúne municípios para reforçar orientações de resposta à emergências

Agentes do Estado atuam em apoio às prefeituras desde a manhã do dia 29 de fevereiro. Encontro aconteceu na capital

A Secretaria Estadual de Defesa Civil (Sedec-RJ), por meio do Departamento Geral de Defesa Civil (DGDEC), promove mais uma ação de apoio aos municípios afetados pelas últimas chuvas em nosso Estado. O evento aconteceu no dia 5 de março, no Centro Estadual de Administração de Desastres (Cestad), na capital. O encontro teve o objetivo de otimizar as ações municipais de socorro e assistência às vítimas, de restabelecimento dos serviços essenciais e de recuperação das áreas afetadas.

Quatorze cidades estiveram representadas: Cachoeira de Macacu, Macuco, Rio Bonito, Mesquita, Nova Iguaçu, Niterói, Itaguaí, Queimados, Nova Friburgo, Teresópolis, Tanguá, Seropédica, Magé e Itaboraí.

Os militares da Sedec esclareceram dúvidas sobre os critérios de decretação de situação de emergência e estado de calamidade pública, assim como orientaram os agentes municipais quanto ao correto preenchimento do FIDE e outros documentos para fomentar as ações de decretação. Na ocasião, os municípios foram mais uma vez incentivados a participarem dos cursos ofertados pela Escola de Defesa Civil (Esdec), com a finalidade de aumentar a capacidade técnica das prefeituras no que diz respeito à Defesa Civil.

A Defesa Civil Estadual e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) seguem mobilizados, desde a manhã do dia 29 de fevereiro, atuando em várias frentes para prevenir e minimizar danos causados pelas chuvas. A secretaria está em contato permanente com as autoridades locais, orientando e prestando o auxílio necessário a cada cidade. Nossos militares percorrem as localidades atingidas, constatando os danos e distribuindo itens de ajuda humanitária para os municípios, em apoio à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Até o momento, mais de quatro mil itens, incluindo kits dormitórios e de higiene, galões de água e cestas básicas, já foram entregues.

Com base nas informações passadas pelas defesas civis municipais, há cerca de seis mil desabrigados/desalojadosReforçamos que estes números, que são gerenciados pelas Prefeituras, são dinâmicos e mudam a todo instante. Até o momento, há confirmação de seis mortes provocadas pelas precipitações que atingiram o Estado do Rio. Mesquita, Rio Bonito e Magé decretaram situação de emergência. Itaguaí decretou situação de calamidade pública.